segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

o sino caiu...24-11-09




Um comentário:

Ricardo Bastos disse...

ANDRÉ MONTEIRO
da Folha Online

O sino que caiu na praça da Sé (centro de São Paulo) nesta terça-feira foi ao chão por causa do rompimento da estrutura de madeira que o sustentava a aproximadamente 12 metros de altura, no topo da torre de um relógio.

Torre de relógio de onde sino caiu na praça da Sé, em São Paulo; ninguém ficou ferido
Torre de relógio de onde sino caiu na praça da Sé, em São Paulo; ninguém ficou ferido

A peça caiu por volta das 13h40, mas, apesar do susto, ninguém se feriu. Homens do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil e da Guarda Civil Metropolitana foram acionados.

Segundo engenheiros da Subprefeitura Sé, a estrutura pode ter sido danificada por causa das chuvas ou de algum outro fenômeno, como um vento forte. Ontem um funcionário da empresa responsável pela manutenção do monumento deu corda no relógio e conferiu a estrutura.

De acordo com a subprefeitura, desde 2007 a Potenza Engenharia é responsável pela torre, após assinar um termo de cooperação. Funcionários dão corda no relógio e fazem a manutenção do local a cada três dias.

A peça, feita de latão, pesa cerca de 400 kg. Ela foi recolhida do local onde caiu --um canteiro próximo à entrada do metrô Sé-- e está em um galpão da subprefeitura. Até o fim da semana deve voltar ao topo da torre, quando a estrutura quebrada for consertada. Partes do vidro temperado que envolve a torre, rompidos com a queda do sino, também serão substituídos, segundo a subprefeitura.